segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Um filho me fez uma pessoa melhor... Dois então!

Ultimamente eu tenho pensado muito sobre isso. Pensado que se eu pudesse dar um conselho a alguém, certamente daria para ter o segundo filho.

A vinda da Maria (minha primeira filha) me apresentou à maternidade e ao amor incondicional de mãe. De fato, não acho que seja possível amor maior. Isso me fez entender tantas coisas... Entender o amor e as preocupações de meus pais.

Mas no primeiro filho, junto com o amor, seguem as inseguranças. São tantas preocupações, medos, responsabilidade! Queremos e temos que ser perfeitos para proteger aquele ser que precisa tanto de nós!

Essas inseguranças, por mais que não queiramos, passam para a criança - que as assimila do seu jeito, cada uma com uma reação.

No caso da Maria, veio acompanhada de insegurança mesmo. Medo. Falta de coragem de fazer qualquer coisa sem mim ou o pai. Muitas vezes morria de vontade de sair com os avós sozinha ou de ficar na casa dos tios, mas tinha pânico em pensar ficar longe de nós.

Claro que essas reações, inicialmente nos trazem um certo conforto, satisfação até, em ver como ela nos ama e como somos importantes pra ela. Mas isso é egoísmo também. Um pouco de vontade de colocar em uma redoma, que não faz bem pra ela.

Com o nascimento do Pedro (o segundo filho) pude perceber que agora sim estou me tornando uma pessoa melhor. Aqueles medos e inseguranças passaram. Claro que temos preocupações naturais, aquelas que nos acompanharão por toda nossa vida, pois aí está o ônus em escolher ser mãe. Um ônus, contra quantos bônus????

Presenciar o amor dos irmãos. Ver o crescimento emocional que a Maria está passando e até mesmo a coragem que ela passou a enfrentar. Vê-la se tornando mais independente é de um orgulho sem igual.

Não há palavras para explicar o milagre e a maravilha que é viver todos os dias com nossos filhos. Como eles nos ensinam e sim, em cada uma das etapas!

Obrigada meus amores, por me fazer cada dia uma pessoa melhor! Amo vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário