sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Remédio na seringa para recém-nascido

Foto ilustrativa  retirada deste site 
Remédio com dosagem em ml normalmente é dado na seringa, tanto para recém-nascido como para crianças um pouco maiores. O fato é: ninguém te conta como isso deve ser feito exatamente.

Olha a minha triste experiência...

Maria com 20 dias, como eu já disse em outra postagem, tinha dificuldade em engordar porque eu tinha pouco leite. O médico já havia tentado todos os recursos para que ela engordasse: me deu remédio para aumentar a quantidade de leite, entrou com o famoso complemento ao peito (que é depois da amamentação, completar a mamada com mamadeira). Nada dava certo... Maria engordava 10 gramas por semana, enquanto o normal é de 50 a 60 por dia!

Havia suspeita de que o leite era pouco, mas não a certeza... A nova tentativa foi dar remédio para ajudar a abrir o apetite dela. Receita passada, compramos o remédio e logo de cara tivemos o primeiro erro de principiantes. Junto com o frasco (que é tipo um xarope) vem um pó. Eu não me dei ao trabalho de pegar para ver o que era, simplesmente ignorei. Este pó que é o remédio, deve ser misturado ao líquido e chacoalhado para fazer efeito, senão você dá apenas o gostinho bom de cereja, que é o líquido - que foi o que aconteceu na primeira dose.

Mas esse não foi o pior erro... A única experiência que eu tinha de dar remédio na seringa era para a Duda, nossa cachorrinha. E como se dá remédio para cachorro? Abre a boca dele, coloca a seringa e joga tudo de uma vez. Na sequência segura a boca fechada uns segundos para que o cachorro engula.

Adivinha como fiz com a Maria???? Nem preciso falar que a pobre deu aquela engasgada, me colocou em pânico e a única reação que tive foi entregá-la desesperadamente ao Mancuzo (meu marido) pedindo que ele fizesse alguma coisa.

O final dessa história é que ela ficou bem... Entre mortos e feridos, salvaram-se todos! Mas eu passei o resto da noite pedindo perdão a minha princesa.

Às mães de primeira viagem que estiverem pensando: "e como deve ser dado o remédio?". É simples meninas, abra com carinho a boca do seu filho e dê vagorosamente a dose para que ela possa ir engolindo aos poucos, como se fosse água, suco ou leitinho. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário