terça-feira, 10 de abril de 2012

Ter o segundo filho é um ato de coragem?

Sempre quis ter uma família grande... Eu e meu marido amamos casa cheia. É a nossa personalidade. Nem sempre nossos amigos e famílias estão na mesma onda que a gente, então achávamos que já que queríamos casa cheia, a gente tinha que encher.

Logo que engravidei da minha primeira - e por enquanto única - filha, o que mais ouvi foi: "deixa ter o primeiro que não vai mais querer ter o segundo", ou: "Filho dá muito trabalho. Um só já é o suficiente" e também: "Tem certeza que vai conseguir bancar dois filhos? Eu prefiro dar tudo pra um, do que dar só um pouco para cada um".

Eu e meu marido sempre pensávamos... Deixa eles falarem. Nossos pais conseguiram, tanta gente consegue, por que nós não seríamos capazes?

Em nenhum minuto, desde que minha filha nasceu, passou pela minha cabeça que ela seria única. Mas por muitos questionei se eu seria capaz de amar tanto outro filho como a amo, porque é muito amor!

De fato, quando vão crescendo, a gente vê que estão ficando tão espertos e independentes, que chega a dar uma certa preguiça de começar tudo de novo... Mas isso passa logo, quando penso na pessoa mais interessada nisso tudo: a minha filha.

Gabi, Celo e eu - irmãos - quando criança...
Foto: Arquivo da mamãe Soninha
Fala verdade: se eu não tenho nada que me impeça de colocar outro serzinho apaixonante no mundo, porque seria tão egoísta de não dar a ela a alegria de ter irmãos? Eu tenho essa alegria. Desde pequenos eu e meus irmãos (sou a caçula de 3, tenho uma irmã do meio e um irmão mais velho) nos pegamos, nos estranhamos e nos amamos.

Até hoje é assim, tirando a parte da briga física. Mas quando precisamos de um colo confiável ou mesmo enfrentar a dura realidade de sermos filhos, é neste mundo que corremos. E que mundo bom é o de ter um irmão.

Se Deus permitir vou dar a minha filha a alegria de compartilhar os momentos mais importantes e os mais rotineiros de sua vida ao lado de irmãos. Assim como eu!

Celo e Gabi, amo vocês!

Um comentário:

  1. E eu amo muito vocês meus irmãos. ninguém me conhece como vocês e mesmo assim me ama como vocês..
    Que venha esse "novo serzinho" pra Maria curtir, brigar, contar.. e pra nos fazer mais felizes..
    Carolinda, não demora não.. te amo Gabi

    ResponderExcluir