quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Até quando o bebê pode acordar à noite?

E a mãe? Até quando vai deixar de dormir? A impressão que temos é que isso nunca mais acaba. Que uma noite de sono, daquelas que você dorme até o sono acabar, é mesmo algo que só existe em sonho.

O engraçado disso tudo é que quando você se reúne com seus amigos pra fazer uma viagem de fim de semana, passa o dia inteiro curtindo claro, mas ao mesmo tempo, correndo atrás das crianças - que agora são duas, ou seja, sem direito a nenhum único minuto de respiro.

A noite chega e lá pelas tantas (sim tantas... pois mesmo que o bebê já tenha dormido, a mais velha está a um milhão com os amigos) você convence a mais velha de ir dormir. Para isso, ela te pede para que você fique com ela até que ela durma e pasmem: ninguém sabe ao certo quem dorme primeiro: você ou ela? (Embora no fundo você saiba que foi você).

O lance é que para os "adultos" (seus amigos) o bom do fim de semana mesmo começa quando as crianças vão dormir! É hora de aproveitar pra conversar, tomar uma cerveja... Mas isso já não faz mais parte da sua vida! Alguns não entendem porque você não participa nunca dessas coisas... Mas só você sabe que a noite - pra você - ainda nem começou!

Sim, mesmo no alto dos seus nove meses de idade, o bebê insiste em acordar de madrugada para mamar! Você, cansada, as vezes tenta convencê-lo de voltar a dormir pra ver se tira aquela mamadeira da madrugada. Chega a oferecer água pra ver se o engana., mas... ele chora e insiste!

Bater de frente no alto do seu sono não lhe parece uma opção e acaba que você cede! E mais uma vez, ele vence a batalha!

Durante a semana as coisas não são muito diferentes, uma rotina que começa todos os dias às 6h00 e não acaba nem de madrugada. Assim é a minha vida e a de muitas mães de bebês. Algumas mães de crianças maiores ainda continuam assim.

O grande questionamento é: até quando ceder? Quando devemos começar a enfrentar e deixá-lo chorar por duas ou três noites? Isso sem esquecer que a noite será longa e o dia seguinte também!

O bom de tudo isso é que mesmo que estejamos caindo de sono, sem a menor perspectiva de dormir ou de voltar ser uma pessoa socialmente aceita, nada substitui aqueles sorrisos gostosos, um abraço carinhoso e uma demonstração de que é a gente que os deixa mais seguros!

Há quem diga que ainda sentiremos falta de acordar de madrugada apenas para dar uma mamadeira e não para ter que esperá-los voltar de uma festa!

Fases de mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário