sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Contra a natureza não há argumentos!

Cada dia que passo, olhando o crescimento da minha filha, percebo que a gente muitas vezes fica parado em padrões e condutas do que mandam os livros.

Não adianta gente! Contra a natureza não há argumentos!!!

É isso mesmo! Qual a melhor hora de ensinar seu filho a fazer xixi no vaso? E o cocô? E a comer sozinho? Andar? Falar?

Cada criança tem seu tempo, não adianta! E aquela velha história de começou não pode voltar atrás... Ah, isso é balela! O que você não pode é forçar uma criança que não está pronta a fazer algo novo!

Quem lê meu blog acompanhou o sofrimento que eu passei para tirar o xixi da Maria. Uma hora cansei, voltei pra fralda, deixei passar um tempo e quando fomos retomar, pronto! Foi simples. Em um dia ela entendeu tudo! Sem traumas, sem medos! Do jeito que tem que ser.

O xixi foi em agosto. E esta semana me peguei pensando que estava na hora de começar a levar para o cocô. É que ela dizia que tinha que ser em pé e sempre fazia na calcinha.

Sem eu falar nada, na quarta-feira (17/10), ela pediu para fazer xixi. Sentou no pinico... nada! Pediu o vaso, sentou e nada. Como eu ia dar banho, ela disse que faria no chuveiro. Eu disse ok!

Estava lá, no banho quando começou a pedir muito para ir no vaso fazer xixi. E eu, faz aí filha, não tem problema. E ela ansiosa, já quase chorando e dizendo: vaso, vaso, vaso. Coloquei no vaso... Adivinhem? Fez cocô! Ela olhou pra minha cara e disse: Era cocô mamãe!!! Eu fiz a maior festa, disse que tinha ficado feliz e orgulhosa e o que aconteceu? Agora ela só pede pra fazer no vaso!

Não adianta. O tempo é da natureza. A gente tem que ensinar o caminho das pedras, mas eles é que saberão quando vão segui-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário