segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cada um tem a sua personalidade

Todo mundo que tem mais de um filho é enfático em dizer: cada filho é diferente do outro! Não adianta, pode ser criado na mesma família, mas as personalidades são bem diferentes!

Como filha eu já sabia disso, pois tenho dois irmãos e somos extremamente diferentes um do outro. Um é mais racional, outro mais emocional e tem aquele que equilibra razão e emoção (se é que isso é possível!)

Eu ando numa fase super curiosa para saber como será a personalidade do Pedro, onde estarão as diferenças dele para a Maria.

Sei que ainda é cedo, ele só tem seis meses, mas tem algumas coisas que já nota que não serão iguais!

Primeiro é sobre o colo. O Pedro não é daquelas crianças que gosta de  estar no colo o tempo todo. Gosta da sua independência, de poder estar sozinho brincando. A Maria sempre foi "coleira", até hoje (com três anos e oito meses) não perde a oportunidade de vir em nosso colo. (E a nossa coluna que aguente o tranco!)

O Pedro você pode colocá-lo no sofá sentado com um monte de brinquedos ao lado dele e "esquecer". Ele brinca um monte e não pede atenção. A Maria nunca gostou de ficar um segundo sozinha.

Maria é tímida, desconfiada e sempre está a uma distância segura da gente, tem medo de se distanciar! Nunca precisei ficar correndo atrás dela em shopping, missa e afins. Ela é obediente. Faz parte da timidez dela (herança do pai).

Nessa parte ainda não sei como ele será... morro de curiosidade, mas acho que ele vai ser mais dado. Pois sempre está dando gargalhada. Ri pra quem for e não é de estranhar as pessoas!

Vai entender... isso chama-se personalidade!

Uma amiga psicóloga uma vez me disse que não adianta dizer que foram criados na mesma família e são tão diferentes. Ela explica que cada um nasceu em um momento diferente dos pais, que encaram a maternidade e a paternidade de maneira diferente, o que reflete na formação deles!

De fato, garanto que eu sou outra mãe hoje. A Maria eu sempre coloquei em uma redoma de vidro, tinha medo de tudo e superprotegia... Isso o Pedro me libertou. Hoje sou muito mais light com os dois e acredito que isso tem ajudado a própria Maria a perder certos medos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário