segunda-feira, 8 de junho de 2015

Mães: Qual o limite do celular?

Imagem: Getty Images
Sim, sim, os tempos mudaram... E como mudaram! Hoje corremos muito, fazemos várias coisas ao mesmo tempo e muitas vezes temos pouco tempo para ficar com os nossos filhos, certo?

Mas o que importa, segundo os psicólogos, não é a quantidade de tempo que você dedica ao seu filho, mas a qualidade deste tempo.

Eu mesma, neste caso, dou a mão à palmatória. Se eu tivesse que ficar 100% do meu tempo com eles, iria enlouquecer, enlouquecê-los e enlouquecer meu marido. Ter uma atividade extra-casa, no meu caso, trabalhar, é um alento para a alma.

Porém, nos dias de hoje, quem fica em tempo integral ou quem tem menos tempo para se dedicar aos filhos passou a ter um companheiro: o celular.

Um vício! Essa é a conclusão que eu chego! Como outro qualquer: beber, fumar, comer... E como todos os vícios, é prejudicial. Pode prejudicar o casamento, o trabalho e também a relação com os filhos.

Levo meus filhos duas vezes por semana na natação. Enquanto eles nadam, fico olhando. Sim, algumas vezes fico conversando com alguém e não olho o tempo todo, mas sempre passo os olhos, afinal, estou ali e eles observam se eu olho e ficam felizes em mostrar o que estão fazendo.

Esses dias passei a notar o comportamento das mães que esperam. Sem exceção, todas passam mais de 70% do seu tempo vidradas em seus celulares. Ok, ok! Pode ser que com a correria do dia a dia, aquele seja um dos poucos momentos em que elas podem ver suas mensagens, jogar um joguinho ou mesmo não pensar em nada...

Só que uma me chamou muito a atenção. Assim como eu, seu filho está começando a adaptação na piscina sem a presença da mãe. Por conta disso, ainda tem que ficar ao lado da piscina para passar segurança ao filho. O que observei é que durante todo o tempo que ela estava ali, nem por um minuto ela olhou o filho, ficou o tempo todo com os olhos no celular. Depois que acabou a aula, chegou a ficar uns 15 minutos a mais no local, deixando que o filho brincasse nos brinquedos, para passar mais tempo no seu celular.

Eu não sei a vida dela e nem tenho direito de julgar ninguém, mas o que tenho observado me fez parar para pensar! Será que não estamos nos enganando quanto ao tempo que passamos com os nossos filhos? Será que o celular não está tirando deles momentos que eram ou deveriam ser de exclusividade entre mãe e filhos? Acho que é algo que precisamos pensar!

Na minha rotina eu tirei o celular de momentos deles. Claro que em casa ainda mexo bastante, principalmente quando preciso abstrair do mundo um pouco. Nessas horas jogo meus joguinhos e esqueço do mundo. Mas sabe que até isso tem me incomodado?

E você? O que acha? Passa dos limites com o celular? Ou acha que ele é um aliado para quem estava aquém do mundo neste mundo materno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário