sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Qual o melhor momento para tirar a fralda da criança?

E vai dizer que não parece um moço?
Foto: Papai Mancuzo
Existem coisas no universo infantil que não tem receita, cada filho é de um jeito e cada momento é único! Mas se tem algo que eu descobri a fórmula, é sobre a hora de tirar a fralda.

Quem acompanha meu blog já leu aqui uma série de postagens sobre minhas experiências com a Maria (para ter acesso a cada uma delas, coloquei os links no fim deste texto). Agora estou na fase de retirada de fraldas do Pedro.

Tudo foi diferente... ou melhor, está sendo. Primeiro que eu não tive pressa nenhuma! Nenhuma mesmo! O que me leva a querer que meu filho tire a fralda correndo? A pressão da sociedade (que sim, fica nos cobrando o que estamos fazendo o tempo todo)? A economia de gastos com a fralda? Será certo acelerar o processo e, aí sim, ter o risco de traumatizar a criança para diminuir o custo mensal? Não que seja fácil nos dias de hoje ganhar dinheiro, mas tudo tem seu peso e acelerar o processo não pode ser a decisão mais certa.

Resolvi deixar, deixar, até que, finalmente, ele começasse a me mostrar os famosos sinais! E que sinais são esses? No caso do Pedro, a fralda começou a incomodar. Ele andava tentando tirar. Quando ele ia tomar banho, ele achava legal fazer xixi no chuveiro, perceber o xixi saindo. Ficar molhado também começou a ser chato e ele me alertava que tinha feito xixi.

Pronto, chegou a hora! Com dois anos e três meses, avisei a escola, tirei as fraldas da bolsa, aumentei o estoque de cuecas e shorts e lá foi ele: manhã na escola e tarde em casa sem fraldas.

É mentira se eu disser que ele já começou abafando e nunca soltou o xixi no chão. Na primeira semana, todas as vezes foram no chão comigo. Na escola elas diziam que ele fazia vez ou outra no vasinho. Me dava a impressão que ele não sentia quando a vontade vinha. Quando acontecia, já saía. Nesta primeira semana cheguei a pensar que não estava na hora, mas resolvi insistir... por que o segredo, descobri logo depois, estava em mim e não nele.

É isso mesmo! O segredo da hora certa de tirar a fralda não está na criança apenas (embora eles tenham mesmo o tempo deles e temos que observar os sinais e respeitar, sem comparar com os colegas). Mas o segredo está também nas mães. O nosso desespero, ansiedade, transparece para eles em forma de cobranças.

Ficamos irritadas com as escapadas do xixi. Ficamos pensando que estamos errando aqui ou ali. Nos pegamos cada vez mais buscando dicas na internet... Quando a única coisa que vai resolver e ajudar nossos filhos é a calma!

Sim, este é o segredo. Muito diferente da Maria, quando o Pedro soltava, e ainda solta, xixi na calça, a minha reação é natural! Brinco com ele. Pergunto se ele esqueceu de pedir. Levo ele no banheiro e o limpo e aviso que da próxima vez, é só ele pedir que a mamãe leva ele no banheiro, para ele não ter que ficar molhado. O resultado, é que aos poucos eles assimilam. Em uma semana, duas ou até mais de um mês depois. No tempo deles!

Para eu não ficar preocupada para o caso dele fazer xixi na rua, na casa de alguém, no shopping... Levo sempre na bolsa um pano, que eu possa limpar o chão, um saco plástico, para colocar a roupa de xixi e muitas cuequinhas e shorts para que ele possa ficar sequinho de novo. Assim não me sinto constrangida, não dou trabalho para os outros e ajudo a mostrar pra ele que eu confio nele, sem precisar colocar a fralda como uma demonstração de insegurança minha.

Claro que as coisas acontecem às vezes diferente dos nossos planos... Ontem mesmo, no meio de uma reunião de pais da sala da Maria, não tive com quem deixá-lo e o levei comigo. Imaginando que não ia demorar e que há pouco ele tinha feito xixi, deixei a bolsa dele no carro! Sim, foi lá, no meio de todo mundo, que ele esqueceu e fez xixi na calça. Pedi desculpas, avisei a coordenadora que estava lá e fui embora... Acontece, mas não me faz perder o sono.

Ah, e o lance da fralda está tão incorporado, que ele não gosta nem de por a noturna (tenho que colocar depois que ele dorme). Ele diz que não quer mais colocar fraldinha de bebê, pois ele já é grande. Chegou a acordar noite dessas e me pedir pra levá-lo ao banheiro. Esta vai ser mais rápido do que eu esperava!

Como prometido, seguem as postagens do dilema das fraldas com a Maria:




Nenhum comentário:

Postar um comentário