segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dificuldade em aprender ou falta de interesse?

Mas quando gosta do que come... não há o que chega!
Foto: Mamãe
Cada dia que passa tenho mais certeza de que quem valoriza demais o desenvolvimento dos filhos são os pais. A gente se preocupa com tudo, compara muito com os outros, tem medo do nosso filho estar atrasado em alguma coisa e muitas vezes o pressionamos a fazer algo que simplesmente... ele não está afim. Simples assim!

Esses dias li que temos que tomar cuidado com a alimentação. Muitas vezes insistimos que ele coma tudo e não entendemos que ele se satisfaz com menos do que achamos que ele precisa. Pura verdade! Vê-se pelo tamanho dele, bem menor que o nosso, diga-se de passagem.

Mas lá estamos nós, em cima! Preocupados que eles comam tudo e esteja, bem alimentados. Que não falte nutrientes em seu dia a dia, para que fique saudável e blá blá blá blá!

Claro que temos que nos preocupar e ensiná-lo a comer. Mas com a qualidade e não com a quantidade! Afinal, queremos filhos saudáveis ou obesos? Eu, por experiência, posso garantir que quero mesmo é saudável!

Maria em sua, agora amada, bicicleta
Foto: Mamãe
Mas não é por conta de comida que eu abri essa discussão aqui. Mas por conta da bicicleta!

Há dois anos, no natal, demos uma bicicleta para a Maria. Na época ela nem tinha completado dois anos ainda. Tinha um ano e dez meses.

De lá para cá o interesse dela em aprender a pedalar naquela bicicleta era quase nulo. Ela até subia algumas vezes. A bicicleta sempre ficou junto com os brinquedos. Mas a empurrava com os pés.

Quantas vezes eu me peguei determinada a ensiná-la a andar. Explicava como tinha que pedalar, mas era impressionante! Ela não conseguia.

Confesso que aquilo me incomodava muito, de verdade! Por que a minha filha tem tanta dificuldade em pedalar uma bicicleta? O que está errado? Por que eu não sei ensinar? O que estou fazendo de errado?

Pois bem... há um mês eu tive a resposta. E ela veio em alto e bom som: VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO NADA DE ERRADO! ELA SÓ NÃO ESTÁ INTERESSADA NA BICICLETA!

Como eu descobri?

Bom, uma amiga da Maria, vizinha de casa, já com sete anos (Maria tem quatro), veio brincar com ela. De repente a chamou para andar de bicicleta na rua. Ela topou, pela empolgação de estar com a amiga.

Logo pensei... "mas ela não sabe andar, como vai acompanhar?" E, claro, fui junto.

Não deu outra, a Maria não conseguia, tinha medo, travava mesmo e insistia em empurrar com os pés no chão. Não imagina o tamanho do meu nervoso. Isso porque eu estava com o meu filho de um ano e dois meses junto. Ou seja, eu acabei tendo que empurrar a bicicleta e carregar o Pedro no colo.

Neste meio tempo, a amiga perguntava estupefada: "Maria, você não sabe andar de bicicleta? Eu ando desde que tenho três anos". E mais uma vez eu comigo mesma pensava: "Onde foi que eu errei?"

Ok... passado o estresse, fomos todos para casa e eu levei comigo a frustração.

No dia seguinte, logo cedo, a Maria foi brincar com os brinquedos no fundo de casa. Eu estava resolvendo coisas lá dentro não me atentei para o que ela estava brincando. Quando, de repente, ela me chamou: "Mamãe, mamãe, vem aqui ver uma coisa!"

Chego lá e pasmem: Maria estava feliz da vida andando em sua bicicleta certinho! Se sentiu desafiada, foi lá e aprendeu sozinha. Agora há um mês que o foco dela é essa bicicleta. Anda todo dia. Jajá vou até dar uma maior porque a dela já está pequena pra ela!

Viram só: o problema está em nossa cabeça e não na deles! Mais um aprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário