quinta-feira, 31 de julho de 2014

Quando colocar o filho na escola?


Pedro e Maria no primeiro dia de aula após
as férias de julho.
Foto de mamãe Carol
É claro que cada família tem uma realidade. Há aqueles que o pai e a mãe precisam trabalhar e ninguém pode ficar com a criança e tem que colocar de cara com quatro meses no berçário. Há os que a mãe ou o pai não trabalha e que pode ficar mais um tempo. Ainda os que podem ter uma babá. E aqueles que têm avós, tios ou parentes pra dar uma força.


Mas e aí? Se você tem ajuda ou mesmo pode ficar com o seu filho, quando mandar pra escola?

A resposta dos pediatras é clara: "só depois dos 18 anos!" rs. Brincadeiras a parte, eles sempre pedem para esperar o máximo que puderem por conta das doenças. Se possível, só quando for mesmo obrigatório (o que atualmente significa seis anos, no primeiro ano da escola).

Porém, esses dias ouvi uma mãe contando que o pediatra dela é terminantemente contra colocar o filho de um ano e meio na escola. Mas que ele mesmo disse que segurou para colocar aos três anos os filhos dele, quando a imunidade começa a ficar mais regulada, e que só adiou as doenças, pois eles ficaram doentes depois.

Com um depoimento desses, o que fazer?

Bom, eu vou pela minha experiência e pelo que eu acho bom pros meus filhos.

Maria entrou na escola com um ano e cinco meses. Isso porque eu não queria colocá-la em berçário, queria de cara colocá-la na escola que ela vai ficar até o 3º colegial. 

Se ela ficou doente? Ficou! Claro! Eu não esperava que fosse diferente. Corremos bastante com ela. Demos muitos remédios... mas agora já estabilizou bem. O outro lado? Ajudou ainda mais no seu desenvolvimento social, motor e no conhecimento.

Existem coisas que não ensinamos em casa, não adianta. E a escola está aí pra realizar este papel.

Esta semana foi a vez do Pedro começar. Um ano e três meses. No primeiro dia chorou um pouco mais. Nos dias seguintes foi melhorando e acredito que a semana que vem já estará 100%.

Aí uma amiga minha me fez a pergunta: "Quem sofre mais são os pais, né?"

Depende dos pais! Eu não sofro! Como posso sofrer em deixá-lo em um ambiente que só vais ser positivo para o desenvolvimento dele? Em um lugar de conhecimento? Como posso apresentar ao meu filho a escola como sendo algo ruim ou ter dó porque ele passará boa parte da vida dele estudando?

Que sorte a dele. Estudar é maravilhoso! Conhecer e aprender é maravilhoso! Eles precisam saber disso e ter pelo conhecimento o mesmo amor que eu e o pai deles temos! Nunca deixamos de estudar. Eles nos vêm estudando até hoje. E peço a Deus que eu tenha oportunidade de aprender sempre! Até velhinha! 

Então a hora de colocar o filho na escola depende sim da sua realidade. Mas não adie por motivos banais! Faça seu filho se apaixonar pelo conhecimento que com certeza você só colherá frutos no futuro.

Ahhh... a Maria gosta tanto que já chega em casa doida pra fazer a tarefa. E quando chega as férias, conta os dias pra voltarem as aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário