segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dar tudo igual aos dois filhos não é educar...

Meus amores!
Foto: Mamãe Carol
Logo que nasce o segundo filho, já existe a preocupação em dividir tudo entre os dois. As próprias visitas sempre chegam com um presente para o mais velho, para que ele não fique com ciúmes. Claro que passar batido pelo ciúmes não é possível, afinal o mais velho era o rei - no nosso caso, a rainha - da casa até que o mais novo nascesse. De repente tem que dividir a atenção, que obviamente está focada no caçula, por ser um neném.

O Mancuzo sempre foi da opinião que não devemos valorizar muito esta condição ou ficar tentando dar muita atenção - mais do que o normal - ao mais velho. Temos sim que lidar com tudo isso como algo natural. Sim, é irmão, é mais um filho e tem o mesmo amor, nem mais, nem menos.

Na teoria funciona perfeitamente e, aqui em casa, salvo pequenas manhas naturais, tem funcionado na prática.

Acho mesmo que não existe a menor necessidade de dar igual aos dois. Acho que cada um tem o seu momento. Se toda vez que for dar um presente a um tiver que dar ao outro, como depois você vai explicar que na vida não é assim?

Em casa - entre mim e meus irmãos - isso sempre foi bem trabalhado. Cada um ganha o que precisa, na hora que precisa, sem ter que premiar os outros por isso.

O que eu espero é conseguir educar a Maria e o Pedro assim. Que eles entendam que é uma bobagem ficar se apegando a coisas materiais. Um tem sempre que torcer pelo bem do outro, o resto se conquista. Porque fala a verdade... tem sensação melhor que conseguir sozinho?

Um comentário:

  1. Carol, posta uma foto do Pedrinho de olho aberto nítida pra gente ver, ele tem os olhinhos da Maria tbm? hahaha coisa mais linda do mundo seus filhos, parabéns, Deus abençõe sempre!

    ResponderExcluir