terça-feira, 14 de maio de 2013

Primeiros dias do segundo filho... Hormônios!!!

Momento da mamada a três
Foto: papai Mancuzo
Todo mundo fala que o segundo filho se cria sozinho, que é mais fácil, que nós já temos experiência... Confesso que muitas aflições que passamos com o primeiro, como verificar a cada 15 minutos se ele está respirando, não acontece no segundo.

Mas tem uma coisa que não tem jeito, não importa em que filho você está, disto você não pode fugir: os hormônios.

Durante a gravidez passamos por uma drástica mudança hormonal. Só que esta drástica mudança leva nove meses para acontecer. Ou seja, por mais sensíveis que possamos ficar, não é algo da noite para o dia. Cada dia é uma nova carga hormonal.

Quando nosso filho nasce, imediatamente passamos por uma descarga. Só que esta sim é repentina, são nove meses de hormônios sendo "retirados" com o nascimento. Esta sim é de repente! (Não se esqueçam que esta é uma visão bem leiga do que acontece. Na verdade uma visão pessoal do que acontece, pois não sou médica).

Pois bem... pode ser a primeira, a segunda, a vigésima gestação! Esta descarga sempre vai acontecer com o parto. E se você não teve nenhuma mudança de humor na gravidez, se prepare que chegou o momento.

Ao voltar pra casa, há momentos em que a única vontade que você tem é de chorar. Porém, agora com um agravante, você tem um filho mais velho. E pra explicar a ele o por quê desta choradeira? Pobre Maria (com 3 anos e 2 meses de diferença do irmão), olhava pra mim e só pedia: "Não chola mamãe!"

E com as lágrimas rolando rosto abaixo, cara toda vermelha, eu só respondia: "Tá tudo bem, eu não tô chorando". Ou um: "Não é nada filha, vai passar".

A sorte disso tudo é que eu tenho um marido que cuida de mim, já tem experiência no assunto e logo ligou na minha médica... Ela passou um medicamento para controlar essas alterações de humor e agora, graças a Deus, tudo já voltou ao normal.

Mas fiquem atentos aos sintomas: pós-parto, independentemente de quantos filhos você tenha, é sempre um pós-parto. O bom é saber que a partir da segunda semana tudo volta ao normal e sim, é bem mais tranquilo cuidar do segundo!!! Sobra até tempo para fazer uma postagem no blog! Impensável no primeiro.

2 comentários:

  1. Linda! Deus sempre ajuda! Regina Portela

    ResponderExcluir
  2. Imagino como é difícil, ainda não senti isso mas vi de perto o que a minha mãe passou no pós parto do meu irmãosinho que é 20 anos mais novo que eu, rs. Parabéns professora por dar a luz a mais um anjinho, que Deus abençoe vocês.

    Beijo :*
    Névelyn

    ResponderExcluir