sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Escolinha, quando começar?

Maria, no destaque, pronta para a festa de
fim de ano com os amigos e professoras.
Ter filhos é sempre passar por momentos de decisões. Quando colocar a Maria na escola foi um deles. Quando voltei a trabalhar, no período da manhã, a Maria ficava com a nossa funcionária, a Mari. Elas sempre se deram super bem. A Mari, inclusive, sofre mais de não ter a Maria em casa do que de fazer as coisas da casa com ela.

Mas eu sempre vi escola como uma coisa boa, uma grande oportunidade de crescimento para minha filha. Conversamos bastante, eu e o meu marido (Mancuzo), e resolvemos colocá-la com um ano e meio, portanto no meio do ano. Por vários momentos ouvi das pessoas que era uma loucura, que ela era muito pequena. Médicos então, se pudessem fariam a gente segurar a criança em casa até os 18 anos para não pegar nenhuma doença.

A Maria passou por alguns resfriados, rinite, coisas normais para uma criança desta idade. Embora eu seja uma mãe de primeira viagem, acho que a criança não deve ser privada de tudo, porque senão deixa de viver. Ainda acho que o melhor slogan de comercial que já vi até hoje foi aquele do Omo: "Se sujar faz bem!". E não faz?

Pesquisei algumas escolas, mas não demorou para escolher a que ela ia ficar. Optei por aquela que ela não precisaria mudar depois, por ser considerada já a melhor escola pré-vestibular da cidade. Muita gente me dizia: "Mas é uma escola muito grande, ela só vai ser mais uma...". Mesmo assim arrisquei e confesso que não me arrependi. Acho que ela precisa começar desde cedo a lidar com ambientes maiores.

Este ano já é o segundo, ela deixou de ser minimaternal e passou para maternal 1, uma mocinha! Tem até a primeira apostila, que vai ajudá-la a pintar dentro dos limites do papel. Eu sei que deve ter muita gente pensando: "Tadinha, tão cedo e já tendo que enfrentar escola todo dia!". Mas, numa boa, escola não pode ser visto, principalmente pelos pais, como algo negativo. Estudar é muito bom, aprender, maravilhoso e, para uma criança que vai ver os pais estudando sempre, não pode ser diferente. Fora que na primeira infância a escola é só brincadeira e ajuda muito as crianças que não tem irmãos em casa aprenderem a conviver com outras crianças.

E tem mais, se eu fosse ouvir tudo o que os outros pensam, até hoje a Maria nem teria saído de casa!

2 comentários:

  1. Carolina... Adorei!!!!! Que bom que a coceirinha rendeu... Blog, internet mudam a vida materna... Eh uma delicia... Pode deixar que passarei sempre por aqui, pra gente ir trocando figurinhas... Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lavínia!
      E veja que tanto é minha inspiração que você está entre os meus blogs recomendados!
      Beijos!

      Excluir