quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Licença maternidade = férias? Pra quem?

Quando eu estava grávida, trabalhei tanto, que não via a hora da Maria nascer para eu sair de licença maternidade. Lembro que sempre comentava com uma amiga, a Thaisa, mãe de dois meninos: "Ah, vou tirar seis meses de férias...". E ela ria e dizia: "Férias? Depois você me conta!".

Mais uma vez, a sabedoria de quem já passou por isso venceu!


Essa é a Maria, já gordinha, depois desta fase...
aí com 7 meses

Um recém-nascido não tem hora, toda hora é hora! Nos primeiros meses, principalmente nos três primeiros, que a Maria tinha muita cólica, teve momento em que passei mais de 48 horas acordada. Só quem é mãe sabe a exaustão que é isso.

Cheguei ao ponto, uma vez, de colocar a Maria para dormir no meio da tarde, ir deitar na cama já com as energias completamente esgotadas, e dez minutos depois ela acordar chorando. Ouvir aquele choro foi tão absurdamente doloroso, que eu a peguei no colo, fui até o Mancuzo (meu marido) aos prantos e  disse: "Eu preciso dormir!". A resposta que eu recebi foi: "Mas o que você quer que eu faça?". Não gente, ele não fez isso por ser um pai ausente e que não ajuda, muito pelo contrário, ele está lá para o que der e vier 24 horas por dia, mas um bebê, e neste caso a Maria em especial, nos primeiros meses depende exclusivamente da mãe. Era só no peito que ela acalmava.

Semanas depois eu tive a constatação de por que tinha que ser só comigo. É que eu tinha pouco leite e ela não saciava a fome dela, tadinha... Não foi fácil engordar nos primeiros meses.


O fato é que muitas vezes, quando o Mancuzo estava saindo pra trabalhar, eu olhava pra ele e dizia: "Deixa eu ir no seu lugar". Naqueles dias eu entendi que o trabalho do dia a dia, por mais que seja muito puxado, não chega aos pés do trabalho de mãe. Principalmente mãe de recém-nascido!

Às mães grávidas, que ainda estão na expectativa, ou às que estão vivendo essa fase, se acalmem, passa - no meu caso não deixou saudades, mas o que vem depois... ah, nem preciso dizer que isso não tem trabalho que pague!

2 comentários:

  1. Ser mãe é padecer no paraíso!!! rsrsrs Tadoca da Maria passando fome!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você não terá este problema, pois nao vai ficar grávida, vai ter filho já a partir dos três anos... depois que começa a lembrar das pessoas, né Rachel????

    ResponderExcluir