quinta-feira, 22 de março de 2012

Muita exposição? Dê sua opinião!

Mãe coruja?
Foto: Roberto Mancuzo
Há algum tempo venho sendo questionada por um aluno quanto à exposição que faço da minha filha neste espaço.

Como professora de Jornalismo Online e estudante desta área, muitas vezes me pergunto até onde podemos nos expor ou expor alguém nas páginas da internet.

Normalmente sou a primeira a ir contra a exposição exagerada, mas neste caso, me vejo fazendo um serviço a outras mães, com a troca de experiência, além de ter a oportunidade de compartilhar histórias como mãe.

Futuramente gostaria que a minha filha visse esse blog e se divertisse com as histórias de sua infância.

E você? O que acha disso?

Até que ponto podemos expor a nós e aos outros na rede? Participe, dê sua opinião através de comentários nesta postagem.

13 comentários:

  1. OI AMIGA EU ACHO QUE NESSE MUNDO DE MÃES E FILHOS O QUE MAIS QUEREMOS É FALAR DOS NOSSOS FILHOS E MOSTRAR O DESENVOLVIMENTO QUE ELES TEM ALCANÇADO QUE ACABA SENDO UMA TROCA DE EXPERIÊNCIA ENTRE MÃES. COM CERTEZA NO FUTURO VOCÊ TERÁ ESSE BLOG MOSTRANDO O QUANTO ELA SEMPRE FOI AMADA.
    INFELIZMENTE AS PESSOAS TUDO QUESTIONAM E COLOCAM DEFEITOS.
    BJKSS JACK ROSA
    http://diriodeumamedeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Kassiane Perez22/03/2012, 07:31

    Carol, tudo que fizermos com a intenção de ajudar e compartilhar conhecimento é válido. Expor a Maria? Você já expôs quando ela nasceu....A partir daí ela já esta sujeita a todo tipo de exposição e comentários.
    Eu, particularmente adoro receber as Notícias de Maria e acompanhar mesmo que de longe a felicidade dessa família amada!bjos

    ResponderExcluir
  3. Acredito que desde que se tenha um propósito cabivel com sua concepção ética para se expor ou expor algo dificilmente se passará do limiar da informação para o excesso. Ainda mais quando se pretende mostrar o lado bom do aprendizado da vida, como é nesse blog. Adoro o blog e nem tenho filho rsrsrsrs além de ser divertido é carinhoso, aconchegante e até quem não conhece a família acaba tendo bons sentimentos com as histórias. Bjs Carol, Mancuzo e Maria claro rs Bárbara Sclaon Santos

    ResponderExcluir
  4. Então Carol... fico feliz por você levar em conta a minha opinião... Realmente eu não esperava... hahahaha =D
    Porém quando eu falo em expor ou não a Maria é uma questão complicada. A ideia do blog é interessante, pois você explica e compartilha ideias e fatos que você viveu!!!
    A única coisa que eu questiono é: a Maria pediu? A Maria irá gostar quando ela crescer?
    Pois a pessoa em exposição é a Maria e ela ainda não tem uma opinião formada.
    Um bjo Guilherme Caseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que levo em conta sua opinião e entendo totalmente sua preocupação! Este é um risco que corro. A Maria pode se tornar alguém reservada e se incomodar com tudo isso. Neste espaço, o foco é ela, por ser a filha que me inspira, mas falo mesmo é de mim, minhas opiniões, sensações, medos... Como mãe! Por enquanto estou apostando que ela me entenda no futuro! Tomara!
      Obrigada por me colocar pra pensar! Beijos, Carol

      Excluir
  5. gabriela Costa23/03/2012, 03:56

    Oi Cú, O que é certo e o que errado?
    Não acho que você está expondo a Maria, e sim exercitando o que você sempre gostou de fazer: escrever e falar sobre você, externalizar seus sentimentos e acontecimentos. É um dom!!! Você escreve muito bem e com muita facilidade, e quem sabe isso não seja um exercício pra novos desafios.
    Você não precisa pedir permissão pra Maria pra escrever sobre ela, com certeza você vai fazer muitas outras coisas que serão mais difíceis pra ela entender no futuro, mas é assim que a vida funciona, não dá pra querer acertar sempre.

    Escreva e seja feliz.. e faça os outros felizes também com seus textos.. mas não espere só aplausos, saiba que quem se expõe está sujeito a críticas e opiniões diferentes das suas. bjao
    te amo! Gabi

    ResponderExcluir
  6. Carol, muito legal seu Blog. Os assuntos abordados são além de interessantes, importantíssimos, principalmente para as mamães de primeira viagem como eu!! Quanto a discussão sobre exposição...quem não se expõe?? A internet só é um meio mais moderno..quem vive em comunidade estará sempre exposto..e outra, você fala sobre coisas do seu cotidiano, mas que fazem parte da vida de todo mundo!! Parabéns..continue firme com o blog!! Ahh..a Maria é linda!!!

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, você deve postar o que você quiser, afinal, você tem maturidade e conhecimento suficiente para saber o conteúdo que pode ou não postar. Não ligue para a opinião dos outros, pois cada um vai se posicionar de uma forma. Faça o que o seu coração e sua cabeça mandar.
    Sobre o que a Maria vai achar, se vai gostar ou não, por enquanto, você e o Junior têm o pátrio poder sobre ela e tudo o que diz respeito à ela, até ela completar a maioridade ( que graças à Deus, vai demorar), é de responsabilidade exclusiva de vocês. Deixe ela entender e dar a opinião dela. Por enquanto, continue, afinal, a gente que não convive com ela todo dia, fica sabendo dessas coisas dela através do blog. Um beijo, fiquem com Deus,
    Rozangela

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol
    Fiquei feliz quando recebi seu e-mail sobre o blog. A gente não se vê há anos, mas pude me reaproximar acompanhando de longe sua vida maternal com a Maria. Estou aprendendo muito e sei que quando eu for mãe, vou poder contar com seus ensinamentos.
    Esse espaço tem um propósito, ficou claro desde o início. Agora a Maria gostar ou não é aquilo: tem tanta coisa que discordamos de nossos pais, não é verdade? Entonces, viva la vida, sem questionamentos!

    Sobre estar ou não expondo, entendo que a partir do momento que criamos um perfil em qualquer meio que for (facebook, youtube, vimeo etc) já estamos aí para quem quiser saber mais sobre nós. E nem é preciso tanto. Já escutou aquela piada que, se você é importante, com certeza há alguma informação sua no google? Deixamos rastros mesmo quando não queremos, seja pelo e-mail do trabalho, por um release que enviamos, pelo nosso nome na lista do resultado de um vestibular ou concurso. Porém meu recadinho para ti: cada um é cada um. Essa questão de exposição vejo que também depende da nossa personalidade.
    Beijos. Lari

    ResponderExcluir
  9. Carol...eu particularmente...ACHO QUE É UM DIÁRIO,P/ GENTE E P/ MARIA (FUTURAMENTE) !!SE FOSSE NUM SITE DE RELACIONAMENTO ,ACHO QUE SERIA EXPOSIÇÃO ,MAS NO BLOG??? NÃO....
    GOSTARIA QUE CONTINUASSE...
    SEU BLOG MUITO INTELIGENTE !! NÃO VEJO NENHUM MAU,NISSO!!!
    ESPERO QUE TENHA AJUDADO....
    BJÃOOOOO

    ResponderExcluir
  10. Agora é minha vez de agradecer todos os comentários e de dar a minha opinião!
    Na verdade, vivo nesta linha entre achar que está certo e pensar que a Maria está sendo muito exposta. Tenho um pouco de medo desta exposição sim. Quantas vezes coloquei foto da Maria em rede social e depois tive cinco minutos e tirei tudo! Afinal de contas, ela é o meu maior tesouro e quero que esteja sempre protegida.
    Porém, vocês não fazem ideia de como gosto de escrever neste blog. Compartilhar vivências, aprendizados, erros... Amo escrever e falar sobre ser mãe, que acho que é o meu melhor papel, é delicioso.
    Fora que a internet proporciona isso aqui, a participação, resposta, feed back a tudo o que produzimos e faz tudo valer a pena.
    Pois bem, não vou parar de escrever, talvez de vez em quando eu diminua as fotos, outras vezes aumente, mas sempre estarei por aqui!
    Obrigada por escreverem comigo essas histórias!
    Beijocas, Carol

    ResponderExcluir
  11. Falou e disse! A Maria confia em ti! Bj, saudades sempre!
    Beta

    ResponderExcluir