segunda-feira, 19 de março de 2012

Não é que filho também tem manual de instruções!

Em seu primeiro mês de vida,
já no complemento da mamadeira
Foto: Carlos Henrique Mancuzo
Primeiro filho é sempre uma novidade... a gente nunca sabe muito bem o que fazer.

Ainda grávida ganhei um livro, na verdade não era um livro, está mais para uma bíblia, que conta tudo sobre a vida do bebê, de zero a dois anos. Quem me deu este presente iluminado foi minha sogra, que disse que usou muito com os filhos dela.

Parece mentira, mas é impressionante. O livro chama-se "A VIDA DO BEBÊ"  e foi escrito em 1910 por Rinaldo De Lamare, um pediatra que resolveu passar seu conhecimento para todos. Esta pérola é atualizada por vários pediatras e está em sua 42ª edição (a que eu tenho), que data de 2008. Um super manual de instruções!

Só para terem uma ideia, a primeira vez que a Maria teve soluço, nós não sabíamos o que fazer e isso aconteceu em sua primeira semana de vida. O meu marido não teve dúvida, correu para o nosso pediatra de plantão, o De Lamare, e lá estava a explicação, inclusive um textinho que nos acalmava e dizia que era normal o soluço nesta fase.

Tudo bem que por conta daquela explicação dada, que soluço se cura no peito (amamentando), que uma vez eu quase afoguei a Maria. É que, como vocês sabem, eu tinha pouco leite e já dava complemento com a mamadeira. Um belo dia, ela terminou a mamadeira e começou a soluçar. Ela com 20 e poucos dias e eu, já me achando uma expert em soluços...

Adivinhem? Coloquei no peito! O problema é que ela já tinha mamado muito e "soquei" literalmente, guela abaixo, mais leite nela. Não deu outra... voltou tudo, mas voltou muito e ela quase se afogou! Fiquei desesperada e pra variar, era noite e eu estava sozinha em casa. Mais uma vez passei a noite pedindo desculpas para a minha pequena cobaia... 

No fim, deu tudo certo, acho até que ela me perdoou... Coisas de mãe de primeira viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário